Governo do Estado anuncia reabertura gradual de atividades não essenciais, mas lockdown permanece nos finais de semana


O governador do Estado, Camilo Santana (PT) anunciou, neste sábado (10), a reabertura gradual das atividades econômicas que estavam com funcionamento restrito no Estado. Segundo o governador as novas medidas entrarão em vigor a partir de segunda-feira (12).

O novo decreto determina toque de recolher de 20h às 5 horas da manhã e, nos finais de semana haverá lockdown, ou seja, apenas atividades essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo.

O funcionamento do comércio de rua e serviços, envolvendo estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive restaurantes, funcionarão de 10h às 16h, com limitação de 25% da capacidade de atendimento simultâneo.

Os shoppings, abrangidos os restaurantes neles situados, funcionarão de 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade.

As igrejas e templos religiosos poderão realizar celebrações presenciais, desde que observador os limites de 10% da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, além do uso de aparelho para medir a temperatura dos fiéis. 

As academias, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus e teatros permanecem fechados.

O documento também autoriza as aulas presenciais para crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil e para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, observada a limitação de 35% da capacidade da sala de aula.

Vale salientar que o lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

(Redação: Luiz Vasconcelos) 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem