Dezesseis meses após a promessa de construção do Hospital Regional do Cariri, a obra ainda não saiu do papel. A promessa foi feita durante reunião do governo itinerante na região, no mês de fevereiro do ano passado. As obras não começaram e a população sente na pele o descaso com a saúde regional.O terreno adquirido pelo governo do estado está coberto pelo mato, e os habitantes do cariri aguardam com espectativa o início das obras.
De acordo com dados da secretaria de saude do Estado, a obra vai custar aos cofres públicos R$ 76 milhões de reais. No futuro hospital regional a população teria acesso a emergência 24 horas, 150 leitos, 20 leitos de UTI adultos e 15 semi-intensivos.
O secretário de saude do Estado, João Ananias, disse que o projeto arquitetônico já foi concluído, e que aguarda do BIRD (Banco Interamericano de Desenvolvimento) um parecer sobre o projeto, para só então ser iniciado o processo de licitação da construção do referido hospital.
O projeto contará com recursos do governo federal, estadual e do BIRD.
Segundo João Ananias, caso transcorra tudo normal, o início da obra está previsto para o final do ano.
Obs: Existem coisas engraçadas: O governador preocupado em construir um grande hospital no cariri, e a região Centro Sul padecendo por falta de equipamentos no hospital regional de Iguatu.
Segundo informações oficiais, um kit de aparelhos médicos incluindo Aparelhagem de Raio x, um aparelho de Ultrasom, um Aparelho Radiológico em forma de Arco, além de outros instrumentos de pequeno porte, no início do governo Cid Gomes, estavam reservados para a cidade de Iguatu.
Agora meus amigos, vocês sabem o que aconteceu?Simplesmente desviaram parte dos equipamentos para outros municípios, e a parte que sobrou, ainda está retida na secretaria de saude do Estado.
Agora uma perguntinha: "Quem será que arquitetou tudo isso, hein??
Tags
POLITICA