PALÁCIO DO PLANALTO QUER DINAMITAR LÍDERES DA OPOSIÇÃO

De olho na disputa presidencial de 2010, o Palácio do Planalto busca nas eleições do próximo domingo dinamitar a força de líderes de oposição e manter sob o seu controle as aspirações de aliados com expressão nacional.
Figuram como objetivos principais enfraquecer o domínio do governador José Serra em São Paulo e no PSDB, tratorar o DEM nos redutos de seus caciques, asfixiar senadores de oposição incômodos e inviabilizar o crescimento da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL).
Ao governo também interessa o fracasso da configuração do "bloquinho" de esquerda (PSB, PDT, PC do B, PMN e PRB) como força significativa independente -no caso, encabeçada por um aliado, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB).Estas metas foram traçadas por colaboradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que acompanham o andamento da campanha municipal.
Na metade dos 26 Estados, a estratégia é tentar vencer nas urnas pelo menos 16 figuras de peso que disputam a eleição ou emprestam seu prestígio a nomes locais da oposição.No Nordeste, as movimentações significativas ocorrem na Bahia, no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
No Ceará, o alvo é o senador Tasso Jereissati (PSDB). Para enfraquecê-lo, os governistas apostam na reeleição da prefeita Luizianne Lins em Fortaleza com o apoio do governador Cid Gomes (PSB). Luizianne, segundo as pesquisas, pode vencer no primeiro turno, deixando para trás Moroni Torgan, do DEM, e a senadora Patrícia Saboya (PDT), coligada com PSDB e PTB, e que tem o apoio informal do ex-marido, Ciro.
Estrela do "bloquinho", o aliado Ciro é uma espécie de alvo indireto do Planalto nestas eleições. O governo e sobretudo o PT temia que se estas agremiações de esquerda se consolidassem com força nas urnas, Ciro sairia fortalecido como alternativa a PT e PMDB para disputar as eleições de 2010. Mas o bloquinho não vingou.

Fonte: folha de São Paulo.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem