Nota do Jornalista Ricardo Noblat, relembra tempos petistas, com seu modo de fazer oposição aos governos. Veja abaixo.
É no que dá perder um tempinho mexendo nos meus arquivos implacáveis. Eis, acima, uma prova indesmentível de que o PIG sempre existiu. Não foi inventado para infernizar a vida de Lula e do PT.
PIG é o Partido da Imprensa Golpista. A expressão é usada para criticar a imprensa toda vez que ela critica o governo dos companheiros ou abre espaço para notícias que o aborrecem.
Eu dirigia a redação do Correio quando ele publicou essa capa no dia 27 de agosto de 1999. Sob o comando de Lula, partidos de oposição levaram a Brasília entre 50 mil a 75 mil pessoas.
Elas gritavam "Fora FHC", "Basta", "Impeachment" e outras palavras de ordem - embora aquele fosse um governo legitimamente eleito. Lula cometeu algumas frases destacadas pelos jornais do dia seguinte:
- Estou gratificado. Que FHC e sua corja nunca mais ousem duvidar da capacidade de organização da sociedade.
- Temos de fazer milhares de movimentos como este até tirar essa gente do poder.
- Daqui para a frente, vamos fazer como o Corinthians, vamos arrasar cada vez mais.
A oposição queria uma CPI para investigar a privatização do sistema Telebrás. O governo padecia de um índice de rejeição de 60%.
Ninguém na época teve a idéia de chamar a imprensa de golpista. O governo e seus áulicos chamaram os manifestantes de golpistas. Esses não se queixaram da cobertura da imprensa.
Tags
POLITICA