BOLSA FAMÍLIA - No Ceará 280 mil esperam o benefício

Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa Bolsa Família completa 5 anos de existência no desafio de amenizar o sofrimento dos mais pobres deste País. No Estado do Ceará, cerca de 280 mil famílias continuam esperando pelo benefício, de acordo com balanço disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até outubro de 2008, de 1,15 milhão de famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e que se enquadravam dentro dos requisitos exigidos, apenas 877 mil recebiam o benefício. O número de 280 mil inclui tanto famílias que estão na fila de espera quanto outras que, por algum motivo, tiveram o benefício bloqueado.

Sem previsões para elevação do orçamento do programa - que, em 2009, repassará R$ 11,8 bilhões, beneficiando 11,1 milhões de famílias em todo o País -, a solução encontrada pelo governo Lula nesses tempos de crise econômica foi tentar fazer com que as pessoas que já recebem a ajuda financeira não necessitem mais dela, abrindo vagas para quem ainda não é beneficiado.

A principal estratégia é investir nos chamados projetos complementares: cursos oferecidos periodicamente pelas prefeituras que abrem a possibilidade de inclusão das famílias que participam do Bolsa Família no mercado de trabalho. Outra saída é intensificar a fiscalização das famílias que já recebem o auxílio, no intuito de descobrir quais já superaram a faixa de pobreza e podem abrir mão da renda governamental.

Fonte: OPOVO

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem