REUNIÃO DO PROARES II GERA INSATISFAÇÃO NOS PREFEITOS

Prefeitos e secretários de ação social de 20 municípios do interior cearense, participaram de uma reunião do PROARES II, no auditório do Palácio Iracema, nesta sexta-feira. O encontro, que inicialmente foi programado para discutir e eleger as obras que serão realizadas nos municípios escolhidos para a segunda fase do Programa, também serviu como motivo de protestos por parte dos gestores municipais.

De acordo com Roberto Luiz, coordenador do projeto, os municípios deverão entrar com uma contrapartida de 30% do valor do projeto, enquanto o Estado se responsabiliza com 70%, financiados pelo BID.

A maioria dos prefeitos presentes, questionaram o valor inicial da contrapartida, que seria muito alto para um município pobre do interior. De acordo com levantamentos mais precisos, a contrapartida dos municípios poderão chegar a 43% do montante.

Contrapondo aos prefeitos, o coordenador do Proares II, diz que o percentual do BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) é calculado por cima do total e não como é feito pelos ministérios, em Brasília. Os municípios terão até o dia 15 de março para efetuar o deposíto de 50% da contrapartida, e caso a prefeitura não disponha do recurso, poderá desistir de participar do projeto. Só lembrando que o Proares II é um programa de apoio às reformas para desenvolvimento da criança e do adolescente do Ceará.

Obs: Se para os prefeitos que foram reeleitos e ja sabem dos limites da máquina administrativa, a coisa já é difícil, imaginem para aqueles que pegaram as prefeituras sucateadas pelos antecessores?

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem