AUMENTAM CASOS DE MENINGITE NO CEARÁ

Aumentam os casos de meningite no Ceará. Em janeiro deste ano, antes mesmo do início da quadra chuvosa, já foram registrados 40 casos da doença pelo Hospital São José, 9 a mais do que o mesmo período do ano passado.O grande problema é que em época chuvosa, as pessoas costumam a ficar em ambiente fechados, e isso facilita o contágio, que ocorre por via aérea (espirro ou tosse).

A meningite é uma doença infecciosa grave que provoca inflamação nas membranas que revestem o cérebro, as meninges. Entre os sintomas, febre alta, dor de cabeçça, vômitos e dificuldade de mexer o pescoço. Em alguns casos, aparecem tambem manchas na pele.Caso a pessoa suspeite que contraiu meningite, a dica é procurar um serviço médico com urgência, pois a doença, se não cuidada a tempo poderá levar ao óbito, dependendo do típo de contaminação.

Os médicos apontam como sendo o típo mais perigoso, aquela provocada por bactérias chamadas meningococos, de alto contágio, e se não for tratada a tempo, poderá trazer graves consequências para o paciente, inclusive a morte. Há ainda a meningite do típo viral, a mais comum, e que inclusive passa sozinha, sem a necessidade de medicamentos

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem