HEMOCE DE IGUATU ALERTA PARA A FALTA DE SANGUE

O Carnaval ainda não começou, mas as preocupações com as possíveis conseqüências desta folia já estão bastante visíveis. Em Iguatu, o banco de sangue da unidade regional do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) dá sinais críticos de armazenamento. Falta sangue e os funcionários ficam preocupados com esta situação. Para se ter uma idéia do problema, as bandejas que guardam as bolsas com sangue O+ estavam vazias, e as contendo sangue do tipo A+ e B-tinham apenas cinco e três bolsas, respectivamente.

Para suprir a esta carência, foi preciso recorrer ao município do Crato para conseguir algumas bolsas de sangue. Caso contrário, as doações estariam mais comprometidas. De acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemoce de Iguatu, Janaina Rocha, está cada vez mais difícil receber doadores. O consumo do sangue é elevado. Isso porque o município é responsável por atender a mais 25 cidades. “Existem dias que aparecem dois doadores e, às vezes, 15. Isso é muito relativo”, diz ela. Mas, na manhã da última segunda-feira, todas as cadeiras disponíveis para os doadores na entrada do Hemoce estavam vazias. Sinal de que os funcionários terão muito trabalho pela frente para conscientizar a população. “Nossa preocupação maior é só com o Carnaval. Para nós, que fazemos o Hemoce, essa é a festa que mais se usa sangue por causa da quantidade de acidentes”, conta

Fonte: Diário do Nordeste

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem