INADIMPLÊNCIA: 4 MIL CARROS RETOMADOS NO CEARÁ

A inadimplência dos financiamentos de veículos já causou a retomada de mais de 4 mil unidades no Ceará. Este é o número de carros que estão parados no pátio da Montenegro Leilões, em Fortaleza. O leiloeiro Fernando Montenegro Castelo aponta esta quantidade como “representativa” entre o total retomado atualmente. Segundo ele, a empresa trabalha com nove instituições, entre financeiras e consórcios. Ele, no entanto, não sabe calcular o valor desses veículos, se voltassem ao mercado hoje. “Há modelos de ano 2009 até 1993”, explica Montenegro.

Para o diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no Ceará, Fernando Ponte, a “inadimplência não é tão grande” no Estado. Ele faz os cálculos: “Esses carros retomados foram financiados em até 72 meses, ou seja, até cinco anos. Em Fortaleza, em média, são vendidos 3 mil carros por mês atualmente. Em cinco anos, são 200 mil vendidos. Com 4 mil retomados, fica difícil avaliar a situação do mercado atual”.Ponte diz que a inadimplência está na media do que os bancos esperam. “Está dentro dos padrões normais”.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados, secção Ceará, (OAB-CE), Hércules do Amaral, orienta os consumidores, na hora de decidir por um financiamento, a fazer uma pesquisa no mercado sobre preços, taxas e prazos, além de programar o orçamento familiar com vistas a possíveis problemas financeiros, como desemprego e questões de saúde

Fonte: Diário do Nordeste

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem