LULA ADMITE MUDANÇAS NOS CÁLCULOS DA POUPANÇA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem, que vai analisar a possibilidade de fazer mudanças no cálculo do rendimento da caderneta de poupança, depois de se reunir com os técnicos da área econômica.
O anúncio foi feito por Lula ainda em Nova Iorque, antes de retornar a Brasília. Depois do corte da taxa básica de juros na semana passada, os juros da caderneta ficaram mais atrativos do que os dos títulos públicos.
O efeito pode ser uma migração de dinheiro dos fundos de investimento (FIFs) para a poupança. Para o governo, isso pode significar maior dificuldade para vender títulos e administrar a dívida pública.
De acordo com o presidente, nada será decidido antes de outras reuniões com técnicos da área econômica. Mas Lula não demonstrou preocupação com qualquer alteração que possa vir a ocorrer. O presidente lembrou que o governo já mexeu na poupança há dois anos.


Obs: Mudança nos cálculos da poupança a essa altura, significa diminuir o percentual de juros que incide sobre determinada quantia depositada pelo poupador. O interessante disso tudo é que, o poupador é quem sempre paga o "pato". O governo pega o nosso dinheiro e empresta a 7% ou 8% aos usuários do cheque especial, mas só pode pagar uns míseros 0,60% aos poupadores. pode isso? Mas como sempre, o povo brasileiro vai engolindo devagarinho, fazendo de conta que não viu, não sabe o que é, isso não é comigo, e por aí vai. E o governo vai aos poucos surrupiando o rico dinheirinho que muitas vézes conseguimos juntar com tanto sacrifício. E tome popularidade!!!

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem