SURTO DE VIROSE LOTA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DE IGUATU

Um surto de virose respiratória e intestinal vem acometendo, desde o início deste mês, milhares de moradores desta cidade. Os sintomas de febre, dor de cabeça, dor no corpo, vômito e diarréia, fazem com que haja um reflexo direto na procura pela emergência do Hospital Regional, que passou a atender a uma média diária de 600 pacientes nas clínicas de adulto e de Pediatria, quase o dobro da procura regular.

No último fim de semana, foram atendidos 1.400 pacientes na emergência do Hospital Regional. A maioria queixava-se dos sintomas da virose. Crianças e idosos são os mais afetados, mas os jovens não escapam da infecção. “Há dois dias que estou com febre, dor de cabeça e hoje tive diarréia”, contou a comerciária Flávia Ribeiro. A doméstica Lindalva da Silva também procurou atendimento apresentando sintomas semelhantes. “É muito ruim e estou com dor em todo o corpo”, contou.

No período das 8 às 10 horas e das 18 às 22 horas dobra a demanda por atendimento na emergência do Hospital Regional. Os médicos plantonistas trabalham de forma intensa e chegam a atender a 100 pacientes por hora.“Reforçamos o atendimento de urgência, mas, mesmo assim, há momento de pico da demanda e de congestionamento”, informou o secretário de Saúde do município de Iguatu, Joab Soares.

ESPERA
Na sala de espera dos consultórios da emergência hospitalar e no corredor que dá acesso às salas de aplicação de medicamentos, dezenas de pacientes esperam por atendimento. A aglomeração é visível. “Implantamos mais uma enfermaria para hidratação rápida”, disse. “Nessa época invernosa é comum o aparecimento de infecções respiratórias e intestinais”.De acordo com os médicos, as viroses que acometem a população local são doenças sazonais ligadas à mudança climática, às chuvas e ao aumento de moscas, que saem dos terrenos baldios para as casas.

(Diário do nordeste/iguatunotícias)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem