GOVERNO DO CEARÁ QUER CRIAR FUNDO PARA EMERGÊNCIAS

O líder do governo na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), anunciou no dia de ontem que o executivo vai enviar em caráter de urgência, mensagem ao legislativo propondo a criação do Fundo Estadual de defesa Civil..Segundo o deputado, por ocasião de uma emergência ou calamidade, o estado vai ter condições de transferir os recursos fundo a fundo, sem a necessidade de estabelecer convênios, permitindo transferências diretas entre as esferas estadual e municipal.

Ainda de acordo com Nelson Martins, o Fundo será constituído por verbas específicas do orçamento do Estado, e não por meio de vinculação de parte da arrecadação de tributos. Outra parte esperada de aportes financeiros serão as transferências de verbas do Governo Federal, cuja mensagem ainda deverá ser enviada ao Congresso Nacional.A ideia de criação do Fundo Estadual, de acordo com o líder, deverá servir de pontapé inicial para que os municípios sigam as mesmas medidas e criem seus próprios fundos.

E vamos nós: Só mesmo não conhecendo a realidade dos municípios cearenses. Se a maior parte dessas cidades vivem exclusivamente dos repasses do FPM para pagar as suas despesas, como é então que o deputado propõe a criação de um fundo municipal contra calamidades?Infelizmente essas idéias sempre nascem da cabeça daqueles que nunca foram prefeitos. A realidade, ao assumir uma prefeitura é outra. É pressão prá tudo que é lado, e sem contar ainda com alguns grupos de oposição política que passam a maior parte do tempo engendrando denúncias contra o gestor municipal. Um verdadeiro inferno!

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem