Foco no Nordeste

Na corrida pela sucessão presidencial do ano que vem, o governador Aécio Neves (PSDB) garantiu ontem duas armas para fortalecer o nome nas regiões onde é menos conhecido: Norte e Nordeste. No início da tarde, recebeu apoio de parte dos 56 deputados federais que representam o Norte brasileiro – pelo menos 20 já teriam aderido ao movimento Pró-Norte em apoio à sua candidatura, lançado ontem em Belo Horizonte durante visita de parlamentares ao governador tucano. Mais tarde, foi comunicado por deputados da Bahia que será homenageado em 27 de agosto em Salvador, com o título de cidadão honorário. Homenagem semelhante será conferida pela Assembleia Legislativa do Acre, Pará, Paraíba e Sergipe.

No encontro de ontem, os parlamentares pediram ao governador que, caso seja eleito presidente do Brasil, implemente políticas para a Amazônia – que, segundo eles, teria sido esquecida durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Esse, aliás, é um dos motivos pela preferência pelo governador de Minas em detrimento de José Serra, outro pré-candidato do partido. “São Paulo não conhece a realidade da Amazônia”, afirmou o deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preside os democratas no Amapá.

Obs: O deputado federal Ciro Gomes (PSB) também torce para que o governador mineiro seja o cabeça de chapa nas eleições de 2010, e embora tenha a pretensão de disputar a presidência, há cerca de quatro meses, em visita a Belo Horizonte, ele sinalizou que poderia abrir mão de sua candidatura para beneficiar o tucano.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem