Juros do Fies vão cair 3% ao ano, diz ministro

A taxa de juros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser reduzida de 6,5% para 3,5% ao ano, percentual fixo para todos os cursos, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta quarta-feira, 5.

Hoje, a taxa de 3,5% contempla apenas os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos; para os demais cursos, a taxa é de 6,5% ao ano. Essa taxa também será reduzida nos casos de financiamentos já contratados, a partir da homologação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), necessária para concretizar a mudança.

Além disso, caso o projeto de lei 5413, que altera o Fies, seja aprovado pelo Congresso Nacional, o financiamento passará a ser on-line e imediato, sem burocracia. Isso será possível porque o projeto estabelece que o Ministério da Educação terá a prerrogativa de operar o fundo, dada atualmente aos bancos conveniados, que têm critérios próprios de aprovação do financiamento.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem