Iguatu-Inaugurada a primeira escola de Música Popular do interior


O compositor e músico iguatuense Humberto Teixeira recebeu uma justa homenagem quando foi inaugurada na quarta-feira, 23, a primeira escola de Música Popular do interior do Estado. O projeto é desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura. A escola tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do município, incentivando a juventude a aprender e ter conhecimento da música nas mais diferentes vertentes, além da descoberta de novos talentos e valorização dos artistas.

Vereadores, secretários, populares e convidados compareceram ao evento. Em seu discurso o prefeito Agenor Neto lamentou a presença de parentes do homenageado, ressaltando a importância que é Humberto Teixeira para o cenário musical e cultural brasileiro. Na ocasião o chefe de gabinete Theognis Florentino e o vice prefeito João Alencar, fizeram a entrega da Comenda ‘Selo Verde’ ao prefeito Agenor Neto, sendo este o segundo ano consecutivo que o município é contemplado com tal honraria. Outras personalidades também receberam uma homenagem do município pelo trabalho desenvolvido em apoio a cultura, como a viúva do maestro Manoel Ferreira Lima, Ana Fereira Lima.

Agenor Neto lembrou o esforço que tem feito durante os quatros anos de sua primeira administração para que esse projeto, que ora estava sendo inaugurado, tivesse se concretizado. Ressaltou que a criação dessa escola é um passo que vem sendo dado para que o município consiga também a Escola de Musica Erudita. Para isso disse esperar, com o apoio de grandes empresários locais, que pensem em investir no setor e valorização da cultura local. Falou também dos investimentos que tem feito para o fortalecimento da cultura iguatuense, um compromisso de sua administração. “A luta não tem sido fácil para que a gente possa ter esse equipamento em nosso município. Se Deus quiser, e ele vai nos dar condições de continuar nessa luta e trazermos outros importantes investimentos para nosso município”, disse.

A secretária de Cultura e turismo, Diana Mendonça, agradeceu em nomes dos artistas, dizendo que a administração está valorizando o talento da população iguatuense. Durante a solenidade o público presente foi agraciado com apresentações do Quarteto da Orquestra Eleazar de Carvalho, que executou Asa Branca, obra de Humberto Teixeira.

A unidade contará com um ambiente que proporcionará conforto e comodidade aos instrumentistas. Serão ofertadas aulas de sanfona, baixo, pífano, teclado, violão elétrico, triângulo, zabumba, flauta, pandeiro e tamborim com baquetas, além de contar com um grande acervo de disco de vinis e de CD´s, um banco de partituras, para implemento das aulas e estudos mais aprofundado dos alunos. A Escola de Música Popular Humberto Teixeira está localizada na avenida Adil Mendonça, no bairro Joaquim Távora.

Por: Wandenberg Belém

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem