Uma viagem atrás da outra ao interior do Ceará, propaganda intensiva da gestão, um grande volume de obras a serem concretizadas e quase nada de oposição na Assembleia Legislativa, são ingredientes que fazem do governador Cid Gomes (PSB) o candidato favorito às eleições estaduais de 2010. Apesar da vantagem, confirmada pela mais recente pesquisa do Datafolha, existe um detalhe que geralmente passa despercebido pela maioria que faz análise de questionários dessa natureza.
Senão vejamos: Na pesquisa DataFolha, divulgada nessa terça-feira, 68% dos entrevistados responderam que não sabem em quem votar no ano que vem para ocupar o Palácio Iracema a partir de 2011. Um índice alto se for considerado que já existem pelo menos dois nomes certos na sucessão estadual: o próprio governador e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).
Diante disso, conclui-se que os prognósticos de um cenário eleitoral ainda estão longe de mostrar uma realidade a que a situação requer. É bom lembrar que o maior fator de influência numa disputa eleitoral são as alianças partidárias firmadas entre candidatos e senadores, deputados, prefeitos e vereadores, que acabam funcionando como cabos eleitorais. Esses números de agora são apenas indicativos de uma suposta situação. Apesar disso, servem para todos sentirem o clima e saberem onde estão pisando, se é que o eleitor vai entender alguma coisa.
By: Luiz Vasconcelos
Tags
OPINIAO