Pesquisas eleitorais deverão ser registradas

As empresas e entidades que realizam pesquisas para publicação, sobre as eleições ou candidatos, a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, terão que fazer o registro de cada pesquisa na Justiça Eleitoral, pelo menos cinco dias antes da divulgação. Isso é o que determina o calendário da eleições de 2010, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a mini-reforma eleitoral, a Justiça Eleitoral será obrigada a publicar em sua página na Internet o registro de pesquisas a serem divulgadas. O registro das pesquisas sobre as eleições presidenciais será no TSE e as pesquisas para governador, senador, deputado federal e deputado estadual serão nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A divulgação de pesquisa fraudulenta é considerada crime, sendo estabelecida como punição a detenção de seis meses a um ano e multa.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem