O Ministério da Saúde vai ampliar o atendimento de saúde bucal na rede pública. Portaria publicada no Diário Oficial da União destina R$ 3,7 milhões por ano para a manutenção de 38 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em 13 diferentes estados do país. O governo federal já havia liberado R$ 1,8 milhão para a construção das unidades. Com a ampliação, o número de CEOs passa para 809 em todo o Brasil, crescimento de 709% em relação a 2004, quando havia 100 unidades.
No Estado do Ceará foram beneficiados 67 Centros de Especialidades Odontológicas, local onde os pacientes encaminhados pela rede de atenção básica podem receber tratamento especializado - tratamentos de canais, diagnósticos de câncer e tratamentos de gengiva são alguns dos atendimentos feitos nesses centros. As intervenções mais simples, como remoção de tártaro, restauração ou extração simples, são de responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal, que fazem parte da Estratégia Saúde da Família.
No município de Iguatu, apesar de uma grande estrutura construída ainda na então gestão do ex-governador Lúcio Alcântara, o órgão vem funcionando somente com recursos do Governo Municipal e Governo Federal. Quanto ao convênio com o Governo do Estado, permanece ainda um impasse: para investir recursos no Centro de Especialidades Odontológicas de Iguatu, o Estado exige que o município faça a doação do prédio. Um ato inconcebível para uma estrutura daquela natureza.
By: Luiz Vasconcelos
Tags
SAUDE