Chuvam atingem 106 municípios do Ceará

As chuvas da pré-estação começaram a cair em todas as regiões do Ceará. De domingo para ontem, choveu em 106 municípios, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Só em Maracanaú, choveu 95 milímetros e, em Pacatuba, 91. Em Pindoretama foram 80 milímetros. ``A chuva das últimas 24 horas, foi mais distribuída no litoral de Fortaleza e na região dos Inhamuns e Sertão Central``, afirmou ontem a meteorologista da Funceme, Zilourdes Lopes.

De acordo com a meteorologista, o que tem causado chuvas em todo o Estado é um fenômeno típico da pré-estação, de dezembro a janeiro, chamado vorx ciclônico de ar superior. "É um sistema típico da pré-estação do Ceará e, dependendo da sua formação, favorece a criação de nuvens de chuva"`, explica. "Também há influência de frentes frias. Quando uma frente fria chega à Bahia, se deslocando pelo Brasil, estabiliza o sul do Ceará, favorecendo a formação de chuvas por ali``, explicou

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas para a região Sul do Ceará.

Jornal O Povo

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem