O câncer de estômago é causado por uma enzima ativada pela Helicobacter pylori, uma bactéria que sobrevive aos ácidos estomacais e dá origem à gastrenterite, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira (7) pela revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Segundo cientistas da Universidade de Urbana, nos Estados Unidos, já se sabia que as infecções crônicas causadas pela bactéria induziam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer estomacal. O que se desconhecia eram os mecanismos e os fatores bacterianos que contribuíam ao desenvolvimento da doença.
O estudo é o primeiro a demonstrar que um fator produzido pela bactéria ativa a enzima polimerase (PARP-1), que está no núcleo das células. A enzima regula a reação e a morte celulares, que são típicas da infecção da bactéria.
No entanto, em certos tipos de câncer, a célula impulsiona a sobrevivência dos tumores e freia a quimioterapia que combate as células cancerígenas. Além disso, os cientistas assinalaram que uma de suas provas clínicas determinou que os medicamentos que inibiam a enzima reduziam o crescimento dos tumores em pacientes de câncer de mama.
Essas pacientes tinham mutações em certos genes encarregados da reparação do DNA, que estão também vinculados ao maior risco de câncer estomacal.
Fonte: EFE
Tags
SAUDE