Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi lançada pelo Ministério do Turismo uma linha de crédito de 1 bilhão, com o objetivo de expandir e aprimorar a capacidade hoteleira do País durante a copa do Mundo de 2014. A medida vai beneficiar em grande parte os micro e pequenos empresários ligados ao setor.
A iniciativa, denominada ProCopa, faz parte de um pacote de ações do governo federal lançado na última semana em Brasília para o evento esportivo, mas a apresentação formal ao setor está marcada para a semana que vem, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Ministério do Turismo, os recursos do ProCopa poderão ser utilizados para reformar, ampliar e construir novos hotéis no país. As taxas de juros são de 6,9% para compra de máquinas e equipamentos nacionais. Para outros itens, variam de 6,9% a 8,8%, dependendo da categoria. Os prazos de pagamento em operações destinadas a reforma variam entre oito e 12 anos; já para a construção de novos empreendimentos, entre 12 e 18 anos.
De acordo com critérios internacionais, empreendimentos do setor de hotelaria de pequeno porte são aqueles com até 50 unidades de hospedagem ou apartamentos.
Tags
NACIONAL