Municipalização do trânsito: 136 prefeituras cearenses ainda não aderiram

Matéria de capa do Jornal O Povo aborda um assunto de bastante relevância, quando aponta que das 184 prefeituras cearenses, 136 ainda não aderiram ao processo de municipalização do trânsito. E o mais grave ainda: De acordo com o Detran, o descumprimento do processo de municipalização tem motivações político-eleitoreiras. "Existe uma lenda estabelecida de que um órgão municipal de trânsito tira voto", afirma o superintendente do Detran, João Pupo. Ainda de acordo com ele, "o prefeito que quer fazer ouve o seguinte: vai perder a reeleição - há esse temor dos prefeitos e lideranças locais: ir na contramão do sucesso político-eleitoral", completa.

A municipalização do trânsito foi determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, mas até hoje, apenas 26% das administrações municipais cearenses estão cumprindo a legislação. O restante 74% não assume gestão do trânsito.

Cidades com trânsito municipalizado
Aracati, Barbalha, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caririaçu, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Croatá, Farias Brito, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Horizonte, Ibiapina, Icó, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Jardim, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Parambu, Pereiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem