Campanha da Fraternidade 2010, “Fraternidade e Economia” será lançada dia 10

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, juntamente, com a CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, pela terceira vez, estarão lançando, no próximo dia 10, às 15h, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, alicerçada no tema básico: “Economia e Vida”, focando como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

O objetivo final da Campanha da Fraternidade é aglutinar, unir as Igrejas, singularmente, a sociedade, na promoção e construção de uma economia a serviço da vida humana, eliminando a exclusão social, criando uma cultura de solidariedade e paz. Numa leitura final, os bens e benefícios advindos da economia devem contemplar os mais humildes, portanto, socializados, justificado por mais de um bilhão de seres humanos, em todo o mundo, que vive abaixo da linha de pobreza.

A ideia final da Campanha da Fraternidade é suscitar, no mundo global e sociedade, a cultura do “compartilhar” com aqueles que se encontram excluídos da sociedade, sem respeito à dignidade humana. Numa visão macro, a CF de 2010 quer afirmar, peremptoriamente, que a finalidade da economia não se materializa tão simplesmente no acúmulo financeiro, na gestão dos bens de produção, eivada pelo individualismo doentio, no consumismo, na lei da oferta e procura, na manipulação das pessoas para o alcance do “lucro fácil”, mas, deve estar voltada para a satisfação das necessidades básicas de todas as pessoas, instrumento de garantia dos seus direitos e promoção do bem comum.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem