Câncer no pâncreas está associado ao consumo de refrigerantes

O consumo de duas ou mais latas de refrigerante com açúcar por semana aumenta em 87% o risco de câncer no pâncreas, segundo estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. 

A pesquisa,  feita com mais 60 mil pessoas durante 14 anos, em Cingapura, não aponta a relação causal exata entre o consumo da bebida e o aparecimento do câncer. Mas, uma das hipóteses é que a quantidade de açúcar dessas bebidas aumente os níveis de insulina no sangue e poderia contribuir para o crescimento das células cancerosas no pâncreas. 

As causas mais conhecidas de câncer no pâncreas são o histórico familiar da doença, casos de pancreatite hereditária, tabagismo e diabetes. 

O câncer de pâncreas é considerado um dos mais agressivos do sistema digestivo. O diagnóstico geralmente é tardio e a taxa de sobrevida de cinco anos para os pacientes é de 5%.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem