Aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, a lei de criação de novos municípios deve ganhar hoje seus primeiros adeptos no Ceará. Está prevista para a manhã desta segunda-feira a visita de representantes do movimento emancipalista de Iguatu ao parlamento estadual.
A comissão, formada por vários representantes, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, acompanhado do presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, Lindovan Oliveira, devem dar entrada na abertura de processo para a emancipação do distrito de José de Alencar.
Como foi publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de dezembro, nenhum pedido havia sido protocolado na Casa até agora. O chamado recesso parlamentar – encerrado hoje, impedia a sociedade civil de procurar a AL de imediato.
As lideranças estaduais especulam a entrega de documentos necessários para criação de aproximadamente 30 municípios. Contudo, o presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), diz que estudos preliminares indicam a emancipação de no máximo 20 distritos.