Padin reduz a mortalidade infantil neonatal

Lançado pela Secretaria de Saúde do Município em junho de 2009, o Padin tem o objetivo de cuidar com mais qualidade as crianças ainda no ventre da mãe e no periodo pós-parto, por meio de uma equipe interdisciplinar de profissionais de saúde. No Hospital Regional de Iguatu, no alojamento conjunto e berçário de médio risco, recém-nascidos e gestantes recebem um tratamento diferenciado por uma equipe de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

O esforço da equipe de profissionais de saúde do Padin para levar às mães informações úteis e necessárias para o desenvolvimento das crianças, e um maior cuidado e rigor técnico no acompanhamento das gestantes no pós-parto, tem contribuido para a diminuição da mortalidade infantil neonatal com índices que chegam a casa de 60%, conforme informações do coordenador do programa, Éritron Araújo. "Não basta apenas verificar peso, nutrição, vacinação, oferecer ensino e atividades culturais", observa Ériton Araújo. "O Padin oferece de forma integrada um atendimento de melhor qualidade".

Atualmente, mais de 120 recém-nascidos são acompanhados mensalmente pela equipe do programa, sob a coordenação do fonoaudiólogo, Warder Braga. "As nossas orientações têm tido uma recepção bastante positiva, pois as mães percebem que, com esse conhecimento, podem ajudar no crescimento saudável de seus filhos", frisou.

De acordo com o prefeito municipal, Agenor Neto,  "os números demonstram que avançamos muito e vamos continuar nesse caminho". "Esse é o melhor prêmio e resultado que podemos receber", afirmou.

Com informações do Diário do Nordeste/jornalista Honório Barbosa

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem