Pesquisa eleitoral: Cid venceria no primeiro turno

Pesquisa eleitoral para a sucessão estadual, aponta um quadro de polarização entre o atual governador Cid Gomes (PSB), e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado, e foi realizada pelo Instituto Zaytec Brasil entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2010. 

 No primeiro quadro, o resultado foi o seguinte: Cid Gomes – 49,1%, Hilário Marques (PT) – 1,7%, João Alfredo (PSOL) – 2,3%, Luiz Pontes (PSDB) 3,3%, Roberto Pessoa (PR) – 17,7%, Branco/Nulo – 6,2%, Não Sabe/Não Respondeu – 19,7%. Segundo quadro: Cid Gomes – 49,6%, Hilário Marques - 2,1%, João Alfredo – 2,3%, Marcos Cals (PSDB) – 1,5%, Roberto Pessoa – 18,3%, B/N – 6% e NS/NR – 20,2%. Terceiro quadro, sem a participação de candidato do PSDB: Cid Gomes –50,2%, Hilário Marques - 2,1%, Renato Rosseno (PSOL)– 1,2%, Roberto Pessoa – 18,4%, B/N – 6,9% e NS/NR – 21,2%.

Nas três situações, a pesquisa indica a vitória do governador do Estado no primeiro turno. Entretanto, Cid Gomes é o candidato com maior rejeição por parte dos eleitores entrevistados, com 21,3% que não votariam nele de jeito nenhum. Roberto Pessoa tem a menor rejeição, com um percentual de apenas 12,2%. Outro dado importante é o governador ser o mais conhecido dos candidatos, com 97,7% e o prefeito de Maracanau o menos conhecido – 72,5%.

A  pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o Protocolo Nº 4309/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Protocolo Nº 2385/2010. 

CRITÉRIOS DA PESQUISA
Considerando um erro de amostragem de 2,43% um nível de confiança de 95,00%, o que estabelece sob a curva normal um escore de 1,96 e, mais uma variância máxima de 50,00%, estima-se para o Estado do Ceará uma amostra de 1.620 questionários. Por fim, mantendo-se os mesmos parâmetros estabelecidos para a definição do painel amostral, ou seja, um nível de confiança de 95,00%; e uma variância máxima de 0,25, é possível fazer a projeção dos resultados da pesquisa para a Região Metropolitana de Fortaleza, com um erro de 3,76% e, para o Município de Fortaleza, adotando um erro de 4,15%.

Fonte: O Estado

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem