Universidade Federal do Ceará (UFC) vai usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de novos alunos. A decisão foi tomada sexta-feira (26) pelo Conselho Universitário da instituição. O Ministério da Educação (MEC), que promove o Enem, propôs às universidades públicas e institutos federais a adoção do exame como critério de seleção. Segundo dados do MEC, 38 universidades e 31 institutos já utilizam o resultado do Enem. Na UFC o novo sistema foi referendado por 14 das suas 15 unidades acadêmicas (apenas o Centro de Ciências votou contra).
Em muitos países, inexiste o processo que conhecemos como vestibular. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo, a seleção da maioria das universidades é baseada em testes que os estudantes fazem durante o colégio, envolvendo matemática, ciências, interpretação de textos, redação etc. O MEC inspirou-se num desses exames, o SAT (usado por faculdades americanas), para elaborar a versão do Enem aplicada atualmente.
Com a decisão da UFC, está acabado o vestibular tal como o conhecemos desde a fundação desta universidade. É natural que uma mudança dessa escala mexa com as expectativas dos milhares de candidatos que tentam, todos os anos, ingressar na maior instituição de ensino público do Ceará.
Para a reitoria da UFC, o Enem representa uma forma de alargar a porta de acesso aos cursos de graduação. Ao que parece, a universidade, ao adotar o Enem, pode estar recompensando os estudantes de maior mérito intelectual, visto que, segundo seus defensores, o Enem privilegia o raciocínio e diminui a importância da chamada decoreba.
Tags
REGIONAL