Nesta sexta-feira, 30, foi realizada a primeira cirurgia através de uma vídeo conferência na maternidade escola Assis Chateaubriand, que é integrada à UFC – responsável pela implantação do núcleo de telemedicina e telessaúde do hospital.
Nas imagens, uma cirurgia de reconstrução do assoalho pélvico de uma paciente de 50 anos. Elas foram transmitidas em tempo real através de uma videoconferência para as 39 instituições de todo o país ligadas à rede universitária de ensino. Um avanço na medicina graças à tecnologia.
Estudantes e médicos residentes acompanharam passo a passo no telão montado no auditório da maternidade escola e aprovaram a ideia.
A telemedicina, como é conhecida a consulta feita à distância, é um projeto do Governo Federal, lançado em 2007, que coloca em contato médicos, pacientes e estudantes universitários por meio de uma câmera e uma tela. O programa possibilita a instalação de pontos de comunicação através da internet em vários locais do país, o que torna mais fácil a troca de experiência.
Para os pacientes, a tecnologia também traz benefícios. O equipamento digital permite um diagnóstico mais rápido, sem precisar esperar meses por uma consulta com especialistas em rede pública.
Além de acelerar o atendimento, a telemedicina pode ser usada para obter uma segunda opinião sobre o caso.
Fonte: Tv Verdes Mares
Tags
REGIONAL