A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a operação Certame, na Região do Cariri. Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, a PF quer desarticular um esquema criminoso de desvios de recursos públicos, que giram em torno de R$ 5 milhões. Durante a ação, há mandados de busca e apreensão em domicílios investigados nas cidades de Aurora, Ipaumirim, Milagres, Juazeiro do Norte, Barbalha, Abaiara, Fortaleza e Itapajé.
90 policiais federais do Ceará e 18 servidores da CGU trabalham na “Certame”. A operação é decorrente de inquérito policial instaurado em 2008, que apura reiteradas fraudes em licitações de obras e serviços nos municípios de Aurora e Ipaumirim, com participação de servidores públicos e empresários.
O principal investigado é um vereador de Aurora, que detém influência sobre os demais servidores públicos para obtenção de vantagens ilícitas nas licitações. O homem também gerencia um grupo de pessoas que fornece documentação de empresas para fraudar e direcionar licitações de forma ilícita. Também há indícios da participação de servidores públicos dos municípios de Ipaumirim e Aurora colaborando com a fraude.
Fonte: Blog do Lindomarrodrigues
Tags
REGIONAL