Seca ameaça rebanho em Tauá

A falta de chuva na região dos Inhamuns já destruiu 90% da plantação de milho e feijão no município de Tauá. Com o período prolongado de estiagem os produtores agora se preocupam com o alimento para o rebanho, e já se preparam para novas perdas.

O drama do sertanejo se repete. Já começa a faltar pasto para os animais, e o rebanho já começa a perder peso. Para complicar ainda mais a situação uma praga de largatas contaminou a Algaroba, uma planta típica do sertão que costuma servir de alimento para o gado nesse período de estiagem.

De acordo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá, cerca de 90% da safra do município se perderam. Mais de cinco mil trabalhadores rurais estão incluídos no programa Garantia Safra do governo do Estado, os outros dois mil ainda esperam por cestas básicas para alimentar os filhos. O gerente da Ematerce no município, Jorge Hauser, reconhece que a situação é preocupante: “muito lamentável porque nós estamos com quase 174 mil toneladas de sementes do programa Hora de Plantar distribuídas em todo o Inhamuns, e infelizmente a quadra invernosa demorou, choveu espaçadamente e com a incidência de muitos veranicos”, disse.

Redação Iguatu noticias

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem