Google é contra novas cobranças no jornalismo online

Em relatório divulgado nessa semana, o Google mostrou-se contrário aos sistemas de cobrança de acesso ao conteúdo online.

A empresa observou que "está empenhada em ajudar organizações de notícias" e em "fomentar a geração de modelos de receita para sustentar a vitalidade da indústria de notícias".

Segundo informa o site IDGNow!, o pronunciamento do Google foi uma resposta a um evento promovido na semana passada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) em que se discutiu medidas para a "reinvenção do Jornalismo". Entre as soluções discutidas, o governo considera modificar a legislação sobre direito autoral, mesmo no caso de notícias recentes.

O evento levantou a hipótese de impor um limite ao "uso justo" das informações das notícias. Sendo assim, a indexação de artigos e textos seria considerada uma infração.

O Google desqualificou as conclusões do evento dizendo que, a cada minuto, envia mais de cem mil visitantes aos sites de notícia no mundo e que seus mecanismos geram mais de quatro bilhões de cliques por mês.

Sobre a cobrança pelo acesso, essa decisão, segundo o Google, deve partir dos sites; não de determinações governamentais ou alterações nas leis.

Portal Imprensa

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem