O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Iguatu subiu de 3.7 pontos em 2007 para 4.1 em 2009, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O resultado supera a meta estimada para o município.
De acordo com os dados do MEC, Iguatu deveria alcançar 4,1 de Ideb nos primeiros anos do Ensino Fundamental (4ª e 5ª séries) apenas em 2011.
O indicador foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino público. O Ideb varia de zero a dez e a meta é que o país alcance a nota 6 até 2022. Ele é calculado com base na nota obtida pelos alunos na Prova Brasil e dos índices de reprovação.
O Ministério também atribui um Ideb para os anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos). Nas séries finais do ensino fundamental, o indicador no município subiu de 3,2 em 2007 para 3,5 em 2009, superando a meta de 2011 que é de 3,2.
De acordo com a Secretaria de Educação, Benildes Uchoa, o resultado obtido pelo município de Iguatu pode ser considerado muito bom, pois as metas realmente foram alcançadas, e até superadas, uma vez que a média para os anos finais do ensino fundamental chegou a 3,5, quase alcançando a meta para o ano de 2013 que é de 3,6 pontos.
"Tudo isso é um resultado do esforço dos nossos professores, e também do prefeito Agenor Neto, que tem investido em infraestrutura e na qualificação dos professores, aplicando os recursos públicos com transparência e responsabilidade. Sabemos que esses indicadores ainda não é o que nós queremos, e temos a consciência de que precisamos evoluir muito, mas os resultados nos indica que estamos no caminho certo", afirmou Benildes Uchoa.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Iguatu