Upeci realiza a 2ª edição da Expoleite


Termina, amanhã, a II Expoleite de Iguatu. O evento é promovido pela Unidade de Pecuária Iguatuense (Upeci) com apoio da Prefeitura e do Sebrae, e reúne dezenas de expositores de bovinos no BNB Clube. A abertura teve início na última quinta-feira (29), com a presença do presidente da Upeci, Mairton Palácio."Esse projeto nasceu de uma idéia da Upeci e  com o apoio do Sebrae, com o objetivo de divulgar as ações que são realizadas na entidade, no projeto de desenvolvimento da bovinacultura de leite de Iguatu. Muitas vezes as nossas ações não chegavam ao conhecimento do público, e essa é a oportunidade de nós mostrarmos a todos o que estamos fazendo", afirmou.

O evento inclui a venda de animais, concurso leiteiro e de raça, palestras e shows culturais, e tem como objetivo incentivar a melhoria da produtividade, a qualidade genética dos animais e promover intercâmbio entre os produtores da região Centro-Sul. Neste segundo ano, a feira atraiu um maior número de animais em exposição de excelente qualidade genética. Cerca de 300 cabeças.

Histórico

A região Centro-Sul tem em média uma produção diária de 70 mil litros. É a terceira do Estado. Uma das metas da Upeci é, em médio prazo, atingir a segunda colocação. "Temos potencialidade", diz o presidente da entidade, Mairton Palácio. O Sertão Central é o maior produtor do Estado. Iguatu apresenta terras planas, férteis e água em abundância, que favorecem o desenvolvimento da pecuária leiteira.

Historicamente, há uma tendência para maior exploração da atividade agrícola. Para alcançar o crescimento da produção leiteira, alguns entraves precisam ser resolvidos. "Precisamos melhorar a qualidade genética dos animais e implantar um modelo moderno e eficaz de criação. A Upeci tem esse papel", observou Mairton Palácio.
 
O concurso leiteiro é dividido em três categorias e, no total, serão cinco ordenhas, realizadas em três dias. Haverá também desfile e concurso de raça, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A ideia é premiar os melhores e incentivar os demais produtores. A premiação total é no valor de R$ 15 mil.

Neste segundo ano, a feira mudou de nome. Na primeira edição, surgiu como Festleite, mas agora passa a ser denominada Expoleite. A feira reúne expositores da região Centro-Sul, do Sertão Central e Vale do Jaguaribe. "Conseguimos êxito e queremos que o evento integre o calendário anual do município", disse o presidente da Upeci.

Redação Iguatunoticias/com Diário do Nordeste

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem