Carro pipa: liberada verba para abastecimento

Cerca de 550 mil pessoas, de 78 municípios cearenses, não serão prejudicadas com a falta de abastecimento de água. O Ministério da Integração Nacional liberou a verba de R$ 20 milhões para dar continuidade ao fornecimento nas cidades atendidas pela Operação Pipa. 

O total do dinheiro financiará o abastecimento das cidades do Ceará, Piauí (68 municípios) e Tocantins (12 municípios). Ainda não foi calculado o percentual da verba que será destinada exclusivamente para o interior cearense. O chefe do escritório regional da Operação Pipa no Ceará, coronel Luiz José Silveira Benício, informa que serão necessários R$ 7,7 milhões para o fornecimento de água ao Estado em agosto.

Emergência
As cidades não correm mais o risco de ficar sem abastecimento de água em agosto. No entanto, continuam pendentes os decretos de situação de emergência no âmbito estadual de 24 prefeituras cearenses. Por conta da perda da safra, que, em alguns lugares, chega a 90%, os governos desses municípios encaminharam pedidos para análise da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo o major Wagner Maia, secretário-adjunto do órgão, a homologação dos decretos depende da solução de pendências com os documentos exigidos. Nenhum município teve homologada a situação de emergência.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem