O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre (RS), destacou a defesa do Jornalismo como atividade essencial à democracia e os jornalistas como categoria fundamental para a garantia do direito da sociedade à informação.
Celso Schroder |
Entre as discussões do evento estavam a PEC que busca a volta da obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão, a criação do Conselho Federal dos Jornalistas e de uma nova Lei de Imprensa. A nova diretoria da Fenaj, presidida por Celso Schroder, tomou posse durante o encontro.
O Congresso aprovou também a decisão de não sindicalizar e não emitir carteiras para não diplomados. Até março de 2011, uma comissão de representantes de sindicatos e da Fenaj sistematizará propostas contra os problemas surgidos após a decisão do STF de extinguir a exigência do diploma para o exercício da profissão.
As discussões e propostas resultantes do encontro serão encaminhadas, pelas entidades sindicais da categoria, aos candidatos à Presidência da República e governos estaduais em um Termo de Compromisso.
No sábado (21), os jornalistas Nilson Lage e Daniel Herz foram homenageados (in memoriam) com a solenidade de entrega da Comenda de Honra da Fenaj.