O médico José IIo Dantas (foto), que fundou o município de Quixelô e foi seu primeiro prefeito, destacando-se nas duas últimas décadas como uma das principais lideranças do centro-sul do Estado, está fora do palanque. Eleito deputado estadual pelo PSDB em 2006, apenas tomou posse e por motivo de saúde encontra-se ausente da Assembleia desde o comecinho da legislatura: Janeiro de 2007. Uma carreira que poderia ser promissora fica apenas no mandato praticamente findo.
José Ilo é pai do jovem prefeito de Iguatu, Agenor Neto (que também foi deputado estadual pelo PSDB, mas, trocou a Assembleia pela importante prefeitura cearense desde 2004 e foi reeleito em 2008), portanto, tem mandato até 31 de dezembro de 2012), o espólio eleitoral de Zé Ilo Dantas (Agenor) foi um dos mais disputados por deputados estaduais (e ou candidatos), pois, além de Iguatu, se alastra por Quixelô, Jucás, Cariús e Acopiara.
O deputado Domingos Filho, presidente da Assembleia, iria ser votado em Iguatu, mas, com sua candidatura a vice-governador, o apoio passou para Zezinho Albuquerque, que assim, ao que se espera, poderá ser um dos puxadores de votos do partido, o PSB. O deputado Osmar Baquit (PSDB), muito amigo do Agenor, também ganhou uns agrados para ajudar na sua reeleição no município de Quixelô.
Do jornalista Antonio Viana
Eu sabia que a falta de exigência de diploma para jornalista acabaria gerando barbaridades desse tipo.
ResponderExcluirComo assim fundou o município? Meu amigo, você reduziu toda a história de um povo à uma única pessoa, não que não hajam exemplos, como é o caso de Pe.Cícero e Juazeiro do Norte, porém, a sua falta d pesquisa desrespeita a população de Quixelô. E como assim 1º Prefeito? O primeiro prefeito de Quixelô foi Marconi Matos. Então cara, fica a dica de fazer uma pequena pesquisa antes de sair publicando qualquer coisa, se quiser zelar por sua credibilidade.
Marcelo,
ResponderExcluirEntendo o seu comentário, mas quanto ao diploma de jornalista esse não vem ao caso, basta se ter o discernimento de que o autor desse site apenas quiz demostrar entre linhas o caso de emancipação do municipio de Quixelô....exemplo a matéria acima podemos citar a cidade de Iguatu que tem mais de 150 anos de emamcipação politica e no entanto podemso destacar quatro prefeitos Dr. Mendonça, João Elmo, Dr. Hildernando e Agenor Neto....e no Brasil temos o caso do Presidende Lula...que para muitos foi o descobridor do país e da economia neo liberal, essa última a que ele mais codenava...mas por enquanto leia o livro Budapeste do Chico Buarque é muito bom.
Abç
Taui Castro
Esse Marcelo aí já pegou a arrogancia do povo que termina a merda do curso de Direito. Como você faz uma crítica idiota como esta? Acho que você não leu de onde veio a notícia, e se leu, não precisava ser tão cretino, poderia corrigi-la. Não mostre seu lado politico desta forma, que COM CERTEZA na sua nova empreitada vai ter momento de corrupto. E quer saber mais? Eu faço Direito naquela tal URCA e não preciso ser um merdinha como você e usar de toda a "inteligencia" para tais finalidades. Cresça rapaz, respeite as pessoas, porque o mundo não é e não será como você deseja. Do mais, passar bem!
ResponderExcluirPrezado Marcelo,o seu comentário seria oportuno se depois de fazermos as perguntas:Quem mais lutou pela emancipção daquele município? Quem elegeu Marconi Matos prefeito?Quem tem o maior respeito por aquele maravilhoso povo?A resposta para todas elas não fosse a mesma:Dr. José Ilo!!!!!
ResponderExcluirLevando-se em conta que o Sr Marcone Matos foi eleito por um plebiscito e não pelo voto direto como o Sr. José Ilo, ou seja o Sr. Marcone é o que podemos chamar de prefito "TAMPÃO" um caso parecido de prefeito tampãp tivemos aqui na nossa cidade também, alguém lembra quando o prefeito ELEITO Roberto Costa faleceu quem assumiu no lugar dele ??? então nada de anormal em o jornalista citar o nome de José Ilo como 1º prefeito daquela cidade.
ResponderExcluirMarcelo tem razão quando diz isso. Primeiro que em toda escola de jornalismo traz a pesquisa como pano de fundo natural para qualquer bom profissional. Quem não conhece Quixelô, a partir de agora, acredita que José Ilo foi sim seu primeiro prefeito. Jornalismo é educação (não confundam com bons modos). O jornalista, antes de qualquer coisa, tem que ser um bom educador.
ResponderExcluirEm segundo lugar, nenhum homem é maior que seu povo. Nem José Ilo é maior que o povo de Quixelô. Nem qualquer prefeito é maior que o povo de Iguatu. Nem Lula é maior que o povo brasileiro.
Acredito que uma região, às vezes renegada e que sofre preconceito, merece um pouco mais de carinho quando citada.
Quem acha que o comentário foi pura "politicagem" com certeza está incluído nessa massa (http://aldeiacult.blogspot.com).
Jornalismo é compromisso social, por favor não o confundam com palanque ou "coluna social".
Abraço gentil!