Na próxima quarta-feira, dia 8, começa em todo o Ceará a vacinação contra meningite e pneumonia. A Secretaria da Saúde do Estado recebeu e já está distribuindo aos municípios 268 mil doses da vacina anti-pneumocócica 10-valente, que protege contra a bactéria causadora de doenças pneumocócicas invasivas. O Dia D da vacinação em todas as unidades de saúde do Ceará foi marcado para 18 de setembro, junto com a campanha contra a meningite tipo C. A meta é imunizar 200 mil crianças de dois meses a 2 anos de idade.
O estado foi escolhido pelo Ministério da Saúde entre 10 participantes de uma investigação que vai avaliar o impacto da vacina anti-pneumocócica 10-valente e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva. Este ano, ela foi incluída no calendário básico de vacinação da criança.
No Brasil, no período de 2000 a 2008, a média anual de meningite pneumocócica foi de 1.218 casos, o que representa aproximadamente 11% dos casos de meningite bacteriana registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Em 2015, depois de cinco anos da introdução da nova vacina, a previsão é sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia por ano em todo o Brasil. Com isso, a média dessas internações por ano cairá de 54.427 para 9.185, uma redução de 83%.
gostaria que não só as crianças menores de 2 anos.e sim todas as crianças no minimo de 10 anos fossem vacinadas,pois tenho um filho de 6 e preocupo-me muito com essa doença.
ResponderExcluir