Morre a primeira vítima de raiva humana em 2010, no Ceará. Expedito dos Santos, de 26 anos, morreu na manhã deste sábado (18), no Hospital São José, em Fortaleza, onde estava internado desde o início do mês. Ele teve parada cardíaca. A morte foi confirmada pelo infectologista e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz.
O caso da doença foi confirmado como sendo o primeiro do ano pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Segundo relatos da família, Expedito foi atacado por uma cadela, que nunca tinha sido vacinada contra a raiva, e que era criada dentro de casa, na localidade de Carneiro, em Chaval, distante 425km de Fortaleza.
De acordo com nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, a suspeita da doença foi notificada no dia 2 de setembro. Dois dias depois, testes do Laboratório de Referência Nacional para Raiva, do Instituto Pasteur de São Paulo, confirmaram a presença do vírus da raiva. No Ceará, este é o primeiro registro desse tipo desde 2003.
A raiva é transmitida ao ser humano por mordida, lambida ou arranhão de animais infectados, principalmente cães, gatos, morcegos e macacos (saguis).
Tags
SAUDE