Cerca de 20 mil processos aguardam julgamentos na Comarca de Iguatu

Cerca de 20 mil processos aguardam julgamento na comarca de Iguatu. Esses foram os números repassados pelos juízes titulares da Primeira e Segunda Vara da Comarca, José Batista de Andrade e Cristiano Rabelo Leitão, para uma comissão formadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por ocasião de uma visita ao Fórum Desembargador Boanerges de Queiroz Facó.

Os juízes  relataram à comitiva os problemas que enfrentam e a dificuldade em dar celeridade aos processos. A falta de pessoal capacitado é um dos problemas enfrentados, já que a maioria são funcionários cedidos pela prefeitura e que não têm conhecimento jurídico e nem foram capacitados para esse tipo de trabalho, mas que sem esses prestadores de serviço, as dificuldades seriam ainda maiores, afirmou o juiz Cristiano Rabelo Leitão, que atualmente tem mais de 5 mil processos criminais e 8 mil execuções fiscais aguardando despacho.

Sobre possíveis melhorias, como por exemplo a virtualização do tribunal de Justiça, o juiz José Bastista de Andrade disse que não há expectativa quanto a implantação desse serviço no interior do Estado: "Não acredito que ela chegue aqui este ano, ainda vai demorar". Enquanto aguarda a melhoria do sistema jurisdicional, Batista de Andrade se desdobra para atender à demanda de mais de 6 mil processos acumulados.

O presidente da OAB-CE, após ouvir os relatos dos magistrados, criticou o elevado número de terceirizados na instituição e defendeu a ampliação do quadro através de concurso público. Na sua avaliação, o congestionamento de processos na Comarca de Iguatu é consequência da falta de juízes e servidores.

 Redação Luiz Vasconcelos
(com informações do Diário do Nordeste)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem