Com o objetivo de valorizar o médico psiquiatra e garantir que os avanços científicos se transformem em benefícios práticos para a sociedade, além de aproximar os profissionais para discutir a ciência e o compromisso social na área psiquiátrica, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria entra em sua 28ª edição e deve atrair mais de cinco mil pessoas durante os dias 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Direcionado a psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, estudantes e demais profissionais de saúde, as inscrições podem ser feitas a partir do dia 26 de outubro, no local do evento.
Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em conjunto com a Sociedade Cearense de Psiquiatria, é a primeira vez que o evento acontece no Estado. Ao longo dos anos, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria conquistou repercussão internacional, sendo reconhecido como o maior encontro psiquiátrico anual da América Latina e o terceiro maior do mundo.
A 28ª edição terá programações das 8 às 19 horas, e irá debater temas acerca da questão do comprometimento de médicos e profissionais da saúde em geral com a pesquisa e o conhecimento específico em prol da sociedade. Serão mais de 160 atividades científicas programadas, entre simpósios, conferências, cursos, mesas redondas, encontros com especialistas, oficinas de ensino, fóruns, debates, casos clínicos, laudos psiquiátricos e vídeos.
Outro grande atrativo para o CBP são os cursos oferecidos. A demência no idoso, o uso de psicofármacos na gravidez, a perícia em psiquiatria forense e a terapia comunitária são alguns dos temas escolhidos para as aulas. Nas mesas redondas, serão debatidos temas como responsabilidade social, aspectos assistenciais do transtorno boderline, dependências químicas, transtorno bipolar, a psiquiatria infantil, dentre outros assuntos.