![]() |
Papa Bento XVI// |
O papa Bento XVI abriu os trabalhos do Sínodo de Bispos sobre o Oriente Médio com uma dura condenação ao capitalismo, ideologias terroristas e às drogas.
Diante de cerca de 200 religiosos e bispos da região, reunidos na chamada Sala do Sínodo para debater sobre os desafios que enfrentam os cristãos no Oriente Médio, o Papa enumerou vários dos problemas que afetam essa região, atingida pela violência e os conflitos.
“Achamos que as potências do mundo moderno, os capitais anônimos que escravizam os homens (...) são um poder destrutivo, que ameaça o planeta”, afirmou.
O pontífice, que iniciou seu discurso falando dos primeiros cristãos, do “sangue dos mártires” que permitiu a queda de falsas divindades e imperadores divinizados, considera necessária a dor para “transformação do mundo”.
O Papa também acusa o “poder das ideologias terroristas” como uma das falsas divindades do mundo moderno. E entre as outras falsas divindades modernas, citou as drogas.
Drogas
“A droga, um poder que, como uma fera voraz, se apropria da terra e a destroi”, continuou o chefe da Igreja Católica, que citou a ausência de valores que faz com que “a castidade tenha deixado de ser uma virtude”.
O principal objetivo desta reunião é examinar os maiores desafios a serem enfrentados pelos católicos do Oriente Médio, região duramente afetada pelas tensões políticas e religiosas.
O Papa convocou os bispos para irem a Roma para discutir a grande migração de cristão de seus lares originais por causa da guerra e de conflitos econômicos.
Apenas no Iraque, os católicos representavam 2,89% da população em 1980 e em 2008 eles eram apenas 0,89%. No atual cenário, os católicos representam apenas 1,6% da população da região, de acordo com dados do Vaticano. Os cristãos como um todo representam 5,62%.
O encontro de ontem contou com 185 participantes, incluindo nove patriarcas das comunidades cristãs do Oriente Médio e representantes de outras 13 comunidades.
(Das agências de notícias)
Tags
NACIONAL