Tá feia a coisa para a petista Dilma Rousseff no Ceará. Se não bastassem os constantes desentendimentos entre o governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, quanto à coordenação da campanha no Ceará, agora surgiu mais um agravante que promete mudar o cenário cearense na disputa do segundo turno para a presidência da República.
O Partido da República (PR) no Ceará, que apoiou abertamente a candidatura de Dilma Rousseff, resolveu mudar de rumo, e decidiu apoiar agora no segundo turno o tucano José Serra.
O Partido da República (PR) no Ceará, que apoiou abertamente a candidatura de Dilma Rousseff, resolveu mudar de rumo, e decidiu apoiar agora no segundo turno o tucano José Serra.
Ontem, e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e o ex-governador Lúcio Alcântara, lideranças maiores do PR, atendendo a convite, estiveram em São Paulo, onde mantiveram, por duas horas, conversação com o alto comando da campanha de Serra.
Os entendimentos obtiveram êxito, ficando acertado que o acordo poderá ser comunicado oficialmente por ocasião da presença, sábado, de Serra no Ceará, quando este deverá participar da Missa de encerramento da Festa de São Francisco, em Canindé.
A posição assumida pelo PR e, principalmente por Lúcio Alcântara, não chega a causar surpresa. Ele e Pessoa deram todo o apoio à candidata Dilma no 1º turno, quando o presidente Lula, que prometera apoiar os dois candidatos seus aliados, desprezou totalmente Lúcio, oferecendo toda a mídia ao governador Cid e aos candidatos ao senado, Eunício e Pimentel.
Diante da expectativa de não terem nenhum espaço num eventual governo de Dilma, não restou aos comandantes do PR outra saída a não ser esta. Não existe mais temor para Dilma, poderão ser lamentadas, tendo em vista que as pesquisas já apontam um empate técnico entre a petista e Serra. Numa situação dessas, perder os preciosos votos do PR-CE pode, sim, ser um desastre, fruto de um erro crasso de Lula e dos seus estrategistas.
Em tempo: Por falar em coordenação de campanha no Ceará, quem é mesmo o coordenador da campanha de Dilma no Centro-sul do estado? Pergunto isso porque nos últimos dias surgiram boatos de que o candidato eleito ao Senado, José Pimentel (PT), teria vetado algumas lideranças políticas de peso, em detrimento de outras que nem liderança política tem. Será verdade? Prefiro não acreditar, já que seria uma burrice sem tamanho, a essa altura da campanha, já que conforme indicam as últimas pesquisas, Dilma já estaria com o pé na cova. Vamos em frente.