Vettel lidera dobradinha no Japão

Sebastian Vettel passa na frente de Robert Kubika, no GP do Japão, em Suzuka (Jung Yeon-Je/AFP)
O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, 16ª corrida da temporada. O seu companheiro de equipe Mark Webber chegou em segundo lugar e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em terceiro.

O brasileiro Felipe Massa frustrou as expectativas de seus fãs ao envolver-se no confuso acidente que atrapalhou a largada, sendo obrigado a abandonar a prova antes de sequer completar a primeira volta. O GP japonês foi a terceira vitória do alemão na temporada e deixou ainda mais acirrada a disputa pelo título, empatando com Alonso na vice-liderança em 206 pontos.

Ambos estão a 14 pontos do líder Webber, que neste domingo ampliou em três pontos sua vantagem sobre o espanhol. Alonso resistiu como pôde à pressão da Red Bull no circuito de Suzuka. O grande perdedor da disputa deste domingo foi o inglês Lewis Hamilton, que terminou a prova na quinta posição e afastou-se da acirrada briga pelo título. Vettel, que largou na pole position pela oitava vez no ano, controlou a corrida do início ao fim, mesmo quando o britânico Jenson Button, da McLaren, passou quinze voltas na frente.

Panorama -
Button terminou em quarto, após uma arriscada estratégia de optar por pneus duros, que já haviam tornado seu carro mais lento nos treinos classificatórios e acabaram colaborando para que o atual campeão ficasse de fora do pódio japonês.

Hamilton passou por maus momentos neste fim de semana, após o acidente sofrido na sexta-feira e da punição de cinco posições no grid de largada por ter substituído sua caixa de marchas no terceiro treino livre do sábado. Na corrida, quando parecia estabilizado em quarto lugar, sofreu um novo problema com a caixa.

O alemão Michael Schumacher, que ficou em sexto lugar, correu uma de suas melhores provas da temporada, aproveitando o acidente sofrido por seu companheiro na Mercedes e compatriota, Nico Rosberg, para avançar.

O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, terminou em sétimo, após uma bela corrida com emocionantes ultrapassagens, principalmente no final, para a alegria dos torcedores que lotaram o circuito.

Atrás dele chegaram o alemão Nick Heidfeld, seu companheiro na Sauber, e o brasileiro Rubens Barrichelo, da Williams, que não fez uma boa corrida. A próxima corrida do Mundial de Fórmula será no dia 24 de outubro, com a disputa do Grande Prêmio da Coreia do Sul em Yeongam.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem