Ceará é o 3º em pobreza absoluta

 De acordo com um estudo do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), existem no estado do Ceará 908,9 mil cearenses sobrevivendo com R$ 63 por mês, dado que posiciona o Estado como terceiro lugar em casos de extrema pobreza, em termos absolutos. Bahia e Pernambuco são os dois primeiros colocados.

Já em termos proporcionais, o Ceará é o quarto no ranking de estados com pessoas em situação de extrema pobreza: 10,6% da população encontra-se nessa situação. No topo dessa lista, estão Alagoas (14,83%), Maranhão (13,9%) e Pernambuco (11%).

O Nordeste está acima da média nacional, sendo 10,67% da população extremamente pobre. No Brasil, são 5,25%.

Para erradicar a pobreza, são necessárias políticas públicas que fixem os emergentes às suas novas classes sociais, avalia o economista e professor da UFC, Alberto Teixeira. “A erradicação não se dá apenas através do âmbito econômico, além de que também depende da conjuntura internacional”, considera.

Os dados do laboratório têm por base pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Redação Luiz Vasconcelos
Com informações do jornal OPOVO

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem