Governo do Estado decreta situação de emergência em 79 municípios

O Governo do Estado decretou situação de emergência em setenta e nove municípios cearenses, por conta da estiagem que atinge grande parte do interior do estado, que compromete o armazenamento de água para o consumo humano e animal.

O decreto de nº 30.349, é enfático em afirmar que a situação de estiagem vem contribuindo para a perda da safra, intensificando as dificuldades econômicas e aprofundando a pobreza e o desemprego nas populações mais castigadas pelo fenômeno da seca. O documento tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado para 180.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Cel. João Vasconcelos, a situação é mais grave no tocante ao abastecimento por carros-pipa, que levam água para o consumo humano às comunidades rurais, e em alguns casos, até a própria zona urbana de alguns municípios de pequeno porte. Ele afirma que atualmente há uma dificuldade de recursos para manter o programa, embora haja expectativa de liberação de uma verba nos próximos dias para amenizar a situação.


MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELO DECRETO

Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Cariri-Açu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, M. Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quireré, Redenção, S. do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa.


Redação: Luiz Vasconcelos


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem