Semana da Conciliação no Ceará pretende promover 15 mil audiências

A Justiça brasileira está mobilizada para a semana de conciliação, que teve início nesta segunda-feira, 29 e prossegue até o próximo dia 3 de dezembro, sob o tema "Conciliando a gente se entende", que tem a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Somente ontem, no Ceará, a ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizou 1.312 audiências conciliatórias. Dessas, 670 resultaram em acordos, representando assim uma solução para 51% dos processos.

A iniciativa, que segue até sexta-feira, dia 3, deve promover cerca de 15 mil audiências, principalmente nas Varas Cíveis e de Família do Fórum Clóvis Beviláqua, na Central de Conciliação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nos Juizados Especiais e em todas as Comarcas do Interior do Estado.

Segundo o coordenador das Varas Cíveis e de Família do Fórum Clóvis Beviláqua, José Krentel Ferreira Filho, o mutirão contribui para o andamento dos processos do Judiciário. Conforme o juiz, apenas nas Varas de Família do Ceará, existem 32 mil ações aguardando solução.

José Krentel explica que todos os casos que a lei não proíbe são passíveis de conciliação. Os processos mais comuns que envolvem acordos são pedido de guarda, pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de paternidade, busca e apreensão, entre outros.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem