O adolescente Jhonatas Schafer, 13 estudante do 9º Ano da Escola Modelo de Iguatu ficou em 3º Lugar na Olimpíada Nacional de Física, cujas provas aconteceram há cerca de um mês, em Fortaleza. Para conseguir o efeito inédito, o estudante já havia se classificado antes concorrendo com alunos de todo Ceará. Jhonatas Schafer disse que não imaginava que pudesse alcançar esta colocação. “Eu imaginava que talvez pudesse conseguir pelo menos uma ‘Menção Honrosa’, mas o 3º lugar me deixou surpreso”, explicou o estudante. Ele está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e vai estrear no Ensino Médio em 2011.
Apesar de ter ficado em 3º lugar numa competição tão disputada, Jonhatas afirmou que não se sente diferente de nenhum outro adolescente de sua faixa etária. Ele disse que agora pretende se dedicar mais aos conteúdos de Física, já que ele mesmo confessa que não gostava muito da disciplina, mas sim de outras matérias como Matemática e Química. Jhonatas atribuiu o bom resultado a dedicação dos professores e o suporte da Escola. O estudante concorreu com milhares de alunos em todo Brasil. Ele agradeceu ao professor Elder Costa, da Escola Modelo, principalmente pelo incentivo. Segundo o adolescente, qualquer estudante pode alcançar um resultado semelhante, bastando para isso dispensar tempo para os estudos e se dedicar com afinco nas matérias. O adolescente revelou que houve festa na Escola para festejar a conquista. “Minha mãe falou que todos os professores comemoraram e festejaram, achei normal”.
Mesmo sendo filho de uma professora, a educadora Vânia Schafer, e sendo considerado um estudante de Q.I elevado, mas ele não se sente assim. Embora, quando estudava em outra escola, no município de Anápolis (GO), foi preciso o professor passar Jhonatas de uma série para outra mais avançada, ao perceber que o estudante dominava com sobra os conteúdos em sala de aula.
Jhonatas revelou que não passa o tempo todo estudando. Ele disse que nos períodos de provas, apenas estuda antes o suficiente para adquirir os conhecimentos para dominar as matérias em sala de aula. Ele é um adolescente normal que adora jogar futebol, brincar com os amigos e ficar horas na frente do computador se divertindo com os jogos eletrônicos.
Redação: J. Guedes