Gordura deve ser a chave para o combate à obesidade, diz pesquisa

Pesquisas norte-americanas do Joslin Diabetes Center (instituto não lucrativo) descobriram um meio de controle da obesidade. Durante estudos, os pesquisadores conseguiram transformar células brancas de ratos em células marrons. Mas o que isso tem a ver com o combate a obesidade?

Quando engordamos, nosso corpo acumula um tecido gorduroso: as células de gordura branca. Porém, nosso organismo tem um outro tipo de célula que tem o efeito contrário, mas existe em menor quantidade: células de gordura marrom. As células marrons queimam energia e ajudam a pessoa a emagrecer.

Pesquisa

O tecido gorduroso e os músculos esqueléticos dos ratos foram expostos à proteína BMP-7 (substância chave no desenvolvimento da gordura marrom) e passaram a a exibir as funções características das células gordurosas marrons. Quando expostas à droga rosiglitazone (usada no tratamento da diabetes), as células tiveram taxas de diferenciação ainda maiores.

A pesquisa não dispensa a importância dos exercícios físicos de rotina e uma alimentação saudável, mas é uma descoberta necessária para os casos de pessoas que são geneticamente predispostas à obesidade.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem