O julgamento de José Enilson Couras, o “Courinha”, que seria  realizado nesta segunda-feira (13), foi adiado a pedido do advogado do  réu, André Felipe Cordeiro Braga. A solicitação foi feita nesta manhã e  aceita pela juíza Valência Aquino, titular da 5ª Vara do Júri. A nova  data do julgamento ainda será definida.
O réu é suspeito de ter cometido mais de 100 crimes de pistolagem nos  Estados do Ceará e do Piauí e já possui outras condenações pela prática  de homicídios. O advogado dele comunicou ao juízo da Vara que precisou  se submeter a uma cirurgia e que, portanto, não poderia fazer a defesa  do cliente em plenário, nesta data.
O julgamento, que será feito posteriormente pelo 5º Tribunal do Júri  do Fórum Clóvis Beviláqua, é referente ao assassinato de Manoel Cândido  Diniz, crime ocorrido em julho de 1983, no município de Iguatu, distante  384 km de Fortaleza.
O acusado já foi julgado em duas oportunidades por esse crime. No  primeiro júri, realizado no dia 21 de junho de 1996, foi condenado a 17  anos e seis meses de reclusão em regime fechado. O segundo ocorreu no  dia 29 de julho de 2004 e o réu foi apenado com 15 anos de prisão.
A defesa apelou da sentença e o Tribunal de Justiça do Estado do  Ceará (TJCE) acatou o pedido, por considerar que os jurados (nos dois  júris anteriores) foram contrários às provas dos autos, determinado,  assim, que o réu fosse submetido a novo julgamento.
O processo começou a tramitar na Comarca de Iguatu, mas foi  desaforado para Fortaleza por tratar-se de um acusado de alta  periculosidade.
Fonte: TJCE
Tags
POLICIAL